Gostou do artigo? Compartilhe!

DESCOLAMENTO DE RETINA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

           A retina é uma membrana situada no fundo do olho, sendo responsável por captar as imagens e encaminha-las ao cérebro, através do nervo óptico.

          Os sintomas iniciais podem ser: visão de raios luminosos tipo “relâmpagos” em uma parte do campo visual ou aparecimento de manchas em frente aos olhos, sem causa aparente; podendo evoluir para queda acentuada da visão e progressivamente levar à cegueira propriamente dita.

          A principal causa do descolamento de retina é o afinamento da retina, propiciando a formação de “buracos”podendo, por sua vez, levar ao descolamento.

          Caracterizada por acometer com maior freqüência indivíduos míopes, idosos e diabéticos; ocorrendo também, em decorrência de traumas oculares e/ ou cirúrgicos.

          A prevenção é feita através da avaliação periódica do mapeamento de retina; exame específico realizado por um médico oftalmologista, que irá determinar a freqüência com que se deve repetir o exame, tomando por base o estado da retina do paciente.

          As alterações que podem levar ao descolamento, quando detectadas no início, podem ser tratadas com aplicações de laser ( procedimento simples realizado no consultório). Porém, quando o descolamento é presente, o tratamento é cirúrgico e deve ser realizado o mais rápido possível.

          A recuperação visual é lenta e em alguns casos, é necessário realizar mais de uma cirurgia para um resultado funcional. O sucesso do procedimento é diretamente proporcional ao diagnóstico precoce e a extensão e gravidade da lesão.

     

Dr Marcio Adriano Gomes Ferreira

Médico Oftalmologista – Retinólogo

Autor

Dr Marcio Adriano Gomes Ferreira

Dr Marcio Adriano Gomes Ferreira

Oftalmologista

Especialização em oftalmologia no(a) Frao.